top of page
APRESENTAÇÃO
“Canta, canta, minha gente!
Deixa a tristeza pra lá!
Canta “Fora Bolsonaro”
que a vida vai melhorar”
 
       Novos tempos, novos comportamentos. Vivemos o primeiro ano dessa nova década e o maior desafio registrado no século, o tal novo normal. Mas que normal? De máscara ao lado do álcool em gel, onde sobreviver é um ato de resistência? Por que devemos encarar isso como normal?
          O desastre civilizatório, humanitário e social do país pairou sobre nossas mãos. Viver e conviver com um vírus que já ceifou milhares de vidas em todo o Brasil e desolou todo o mundo. Observar o desenho da nossa triste realidade, a nossa sociedade sem vida, sem vacina, sem comida, sem cultura e sem acesso à educação.
    Politicamente? Amarrados ao maior genocida da história do país, sobrevivendo às custas do autoritarismo, da violência, do descrédito, vítimas da censura e da falta de políticas públicas para enfrentar as desigualdades sociais e recolocar o Brasil no patamar básico de humanidade, solidariedade e fraternidade entre os povos.
          O Brasil, colorido, belo, vibrante e alegre, que tem a magia do carnaval, o brilho das festas juninas, e o forte impulso de seu multiculturalismo, cede espaço em 2021 ao desprezo às vidas humanas, ao negacionismo, ao medo. Nos tornamos uma ameaça internacional e uma ameaça aos próprios brasileiros.
         E agora? Agora, a União Nacional dos Estudantes conjuntamente com as entidades estudantis e sociais em todo o Brasil, tem se fortalecido na resistência ao Governo Genocida de Jair Bolsonaro e convida os estudantes de todo o Brasil a se somar na jornada de lutas de enfrentamento às políticas de morte introduzidas cotidianamente por esse governo em nosso país.
          Consideramos que a educação e a cultura têm o papel fundamental de influenciar a formação de um comportamento autônomo, social, democrático, participativo e educativo na vida acadêmica e profissional da sociedade em geral.
                 Por isso, o Circuito Nacional de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes – CUCA da UNE – fruto de um reposicionamento da UNE no campo cultural, lança um chamado aos estudantes brasileiros para celebrar a 12º Bienal da UNE, com tema “Brasil: um povo que resiste”; e buscar viver novamente os encantos, que somente o Brasil pode oferecer.
              Nós, maranhenses, sempre estivemos na luta e nas ruas e daqui não sairemos. Desta forma, os coletivos estudantis organizados convidam os estudantes de todo o estado para participar juntamente conosco do esquenta para a Bienal dos Estudantes, exibindo o potencial dos jovens estudantes maranhenses que vão brilhar com nossas produções científicas, artísticas e culturais para todo o Brasil.
            A atual conjuntura exige dos movimentos sociais, estudantis e sindicais altivez e resistência, visto que as políticas de Governo empregadas pelo Jair Bolsonaro tendem a extinguir cada vez mais os direitos fundamentais do povo brasileiro.
                      E em resposta a esses ataques, trazemos como proposta para o nosso Festival de Cultura o tema: “O Guarnicê da Juventude”, com o objetivo de propagar a arte e cultura na cena das Instituições de Ensino e se contrapor aos ataques do Governo Bolsonaro que tenta silenciar os estudantes e a cultura do nosso país.
                  O Festival dos Estudantes do Maranhão é uma produção do Circuito de Cultura e Arte do Maranhão, com participação dos membros da comunidade estudantil, organizado pelos e para os estudantes, com apoio dos Coletivos Estudantis, DCE’s, DA’s, CA’s, do CUCA da UNE, do Circus da UBES, Grêmios Estudantis, das Universidades e do Poder Público local, que sediarão e auxiliarão nos custos operacionais do festival, além de garantir parcerias com grandes artistas da cena local.
                Conscientes que a conjuntura política, social, educacional e cultural, nos impõe a grande tarefa de resistir e ter ferramentas de combate aos retrocessos e de mobilização popular. Considerando, que a juventude, sobretudo os estudantes, serãoo futuro desse país, é que vamos promover o maior festival de estudantes de todo o estado. Venha para luta e vamos juntos construir uma nova história para o Maranhão e para o Brasil!
Arthur Mendes
Coordenador do CUCA da UNE
 
SOU ESTUDANTE E VOU LUTAR PELA CULTURA POPULAR!
  • YouTube
bottom of page